TENDÊNCIAS PARA MARKETING DIGITAL EM 2023
A maior tendência para 2023 é o Conversational Marketing
Os brasileiros se acostumaram a agendar consultas, tirar dúvidas sobre produtos e serviços e a fazer compras com poucos cliques pelo WhatsApp. Se isso facilita muito a vida do consumidor, pode complicar a da empresa caso ela não esteja preparada. A criação de chatbots e automações de atendimento é a solução ideal para esse cenário.
O Conversational Marketing trata disso e ainda permite criar conversas que reforçam e criam vínculos entre clientes e empresas. Você pode criar fluxos humanizados de mensagens, que ajudam de fato seus Leads e clientes a resolverem seus problemas com as soluções oferecidas pelo seu negócio.
É bom dizer que a ideia não é deixar sua estratégia de Marketing dependente do WhatsApp. Ele se insere em uma jornada multicanal, em que vários pontos de contato proporcionam diferentes experiências e conduzem Leads em momentos diversos até a compra.
Eventos híbridos para aumentar o alcance do conteúdo e do networking
Se 2022 foi marcado pelo retorno nos eventos presenciais, 2023 deve consolidar os encontros híbridos. Estávamos com saudades dos apertos de mão, dos abraços e de estar na mesma sala de palestrantes e painelistas, mas ao mesmo tempo percebemos que algumas possibilidades do remoto não devem ser desperdiçadas.
Da mesma forma que os modelos de trabalho híbridos e remotos permitem a contratação de talentos fisicamente distantes, os eventos que combinam o presencial e os vídeos (ao vivo e on demand) proporcionam levar o conteúdo e o networking a muito mais gente.
Comunicação mais simples e rápida
O fato é que as pessoas estão cada vez mais acostumadas a consumir vídeos curtos e stories, seja nas redes sociais, no WhatsApp e no aplicativo do Google. Você pode lamentar e, também, planejar como conversar com esse consumidor. Já reparou, por exemplo, como os anúncios no YouTube estão cada vez mais curtos, às vezes durando 3 segundos, para evitar que o usuário pule?
Mesmo em SEO a tendência para 2023 é de consumo rápido. Sim, a turma de SEO que sempre disse para fazermos posts gigantes com tudo sobre o tema, agora vê com bons olhos atrair leitores (ou visualizadores) que não ficam muito tempo nos seus ativos de conteúdo.
Marketing e Vendas cada vez mais juntos e conversando ainda mais
Não dá mais para Marketing ficar focado em gerar Leads sem critérios e Vendas tentar fechar negócio com todos esses contatos. Isso não é eficiente. É preciso que as duas áreas trabalhem juntas, planejando, analisando e se responsabilizando pelo processo todo de forma unificada. Dessa forma é possível atingir o Crescimento Previsível.
Acreditamos que o Marketing precisa passar a olhar o funil inteiro, até o momento da compra, buscando melhorar sua estratégia. Vendas, por sua vez, passa a ser uma área facilitadora, guiando o cliente, de forma personalizada, usando de forma estratégica as informações que vêm do Marketing, até fechar negócio.
Para que isso aconteça, é fundamental ter ferramentas de Marketing e Vendas totalmente integradas. Assim, é possível que as áreas troquem dados e informações para garantir a visibilidade de toda a jornada de compra, tornando a operação mais inteligente e cooperativa.
Nunca deixe a criatividade de lado
Seguir tendências e tentar copiar ações de Marketing que deram certo em outros negócios não é garantia de sucesso. Pelo contrário: pode limitar a sua capacidade própria de produzir coisas novas e criar ações e campanhas que se comunicam perfeitamente com o público do seu negócio. A criatividade, essencial em tudo que fazemos, só floresce quando é livre!
Fonte: resultadosdigitais.com.br