Shadowban - Hagile Agência Digital

21/05/21

Shadowban


Já ouviu falar em Shadowban? 

 

Em nosso último post feito no Instagram, falamos um pouco sobre o shadowban. Você sabe o que é? Já ouviu falar? Você pode ter sido ‘’vítima’’ desse banimento. 

O shadowban é um banimento temporário que o Instagram esconde mas impõe em alguns usuários. Para evitar, é necessário ficar distante de algumas práticas. Leia esse post e entenda mais sobre isso. 

 

Suas publicações não estão atingindo o número de pessoas que costuma atingir? Seus números de visualizações estão baixos? Pode parecer estranho, mas isso é bastante comum e há uma explicação para isso. 

 

O Instagram tem a ferramenta de algoritmos que quando ativados procuram por usuários que não respeitam ou utilizam meios não tão ‘’legais’’ para conseguir novos seguidores. Quando isso acontece, os algoritmos entendem que o comportamento do usuário burlou algumas de suas diretrizes e daí, os usuários começam a ter problemas com sua conta. 

 

  • O que isso causa e porque é importante evitar ao máximo esse banimento?

 

 O Instagram não faz isso com aviso prévio ou de forma liberal, é sempre às escondidas. A plataforma diminui o alcance de postagens do feed, visualizações do reels e stories, comentários nas fotos, etc. Seu post não é entregue para as pessoas que te seguem até que esse ban seja encerrado. Os seus seguidores conseguirão ver seus compartilhamentos mas nunca como prioridade. Quando você compartilha algo utilizando as hashtags e/ou localização, os usuários que pesquisarem por essa tag ou o local não conseguiram ver seu conteúdo, seja ele, seu seguidor ou não. Quando isso acontece, o ideal é que seus seguidores vão diretamente ao seu perfil para conseguir ver seu conteúdo e/ou ativem as notificações de postagens. 

 

  • O que fazer quando sua conta está banida? 

Você percebeu que sua conta está em shadowban? O que fazer quando isso acontece? A única solução é: ter paciência, já que o banimento é temporário. Tente o máximo possível não utilizar práticas que geraram esse banimento na sua conta. 

 

Algumas recomendações

 

  • Caso sua conta seja comercial e sua fonte de renda, entre em contato com o Instagram;

 

  • Modere os números de suas publicações;

 

  • Não entre em aplicativos terceiros com sua conta do Instagram;

 

  • E agora, a parte principal: Como evitar o shadowban? 

 

O shadowban só acontece quando o Instagram entende que suas práticas não estão sendo boas, logo, só depende de você mesmo mudar isso! Saiba de algumas práticas que podem evitar com que isso aconteça.

 

1. Não use de hipótese alguma as hashtags proibidas.

 

No Instagram, algumas hashtags são proibidas por serem consideradas errôneas e algumas podem até promover algum tipo de violência, preconceito ou até mesmo, um crime. 

Você não é proibido de usá-las, mas é ótimo evitá-las. 

 

2. Reduza os software de automação

 

Sites ou aplicativos que fazem a automação de comentários, curtidas e aumento nos números de seguidores são totalmente proibidos pelo Instagram. 

 

3. Fique antenado sobre as notícias do momento

 

Notícia é algo que tem dupla designação, ou é bom ou é ruim. Quando as notícias ruins estão em alta e são muito comentadas pelo público, o Instagram dá uma ‘’barrada’’ nesse conteúdo para que ele não seja entregue para outros usuários e evitando a influência de tal ato. 

 

4. Saiba das políticas do Instagram. 

 

Muitos reclamam quando acontece algum banimento, suspensão de sua conta mas não sabem e não respeitam as diretrizes da plataforma. Então, é importante que saibam o que não pode ser feito, ainda mais, se você possuir uma empresa dentro da rede social. As consequências para os empresários são um pouco mais prejudiciais do que para meros usuários. 

 

Entendeu mais sobre o shadowban? Ainda tem alguma dúvida sobre isso? 

Fique atento aos nossos próximos posts. 

 

Você deve querer ver também...

Desenvolvido por nós
Botão do WhatsApp