QUEM SOMOS
OFTALMOLOGIA PEDIÁTRICA
Uma em cada 20 crianças em idade pré-escolar sofre de algum problema de visão, enquanto que no ensino fundamental esse índice aumenta de 1 para 4. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que calcula que 19 milhões de crianças com menos de 15 anos têm problemas visuais. Desse total, 12 milhões sofrem de condições que poderiam ser facilmente diagnosticadas e corrigidas.
4 Motivos de suspeita para procurar um profissional de oftalmologia infantil:
olhos e ou bordas das pálpebras vermelhos.
Aproximar-se dos livros ou da TV.
Apertar ou arregalar os olhos para ver melhor.
Apresentar “olho torto” ou estrabismo.
SAIBA COMO PODEMOS AJUDAR
A presbiopia ou vista cansada é um problema de visão que faz parte do nosso processo de envelhecimento natural dos olhos.
É recomendado fazer este tipo de exame sempre que surgem sintomas de dificuldade em enxergar.
A miopia ou “dificuldade em ver de longe” ou “ver mal de longe”, como a maioria de nós diria.
Uma das principais causas de perda de visão, essa doença pode até ser prevenida – e, acima de tudo, bem tratada.
Nosso foco é a sua saúde
OFTALMOLOGIA GERAL
O médico especializado em oftalmologia está habilitado para identificar e determinar tratamento tanto de problemas de visão hereditários ou adquiridos, por exemplo a hipermetropia, quanto de patologias do globo ocular, como a catarata e a retinopatia diabética.
REFRAÇÃO
É o teste de visão, também conhecido como exame de refração ocular, que detecta esse defeito na visão e que mostra qual grau deverá ser usado para realizar a correção.
TESTE DO OLHINHO
Esse exame identifica as características do reflexo da luz nos olhos, sendo que o reflexo na cor vermelho-alaranjado é o normal e a coloração esbranquiçada indica alguma alteração.
LENTES DE CONTATO
As lentes de contato com grau ajudam na correção de miopia, astigmatismo, hipermetropia, presbiopia (grau de perto ou vista cansada) e até mesmo ceratocone (irregularidade da córnea, causando afinamento progressivo da membrana da córnea) e existem também, as lentes de contato coloridas com grau, que além de corrigir a visão também servem para fins estéticos.
RETINA
O mapeamento de retina também é popularmente chamado de “exame do fundo do olho” ou “fundoscopia”. É um exame realizado pelo médico Oftalmologista que posiciona seu rosto em um aparelho chamado oftalmoscópio e incide uma luz sobre os seus olhos. Identifica doenças oculares e as que causam danos oculares.
CATARATA
Para diagnosticar a catarata, o médico oftalmologista pode solicitar diferentes exames, como teste de acuidade visual, exame de lâmpada de fenda, mapeamento de retina, entre outros. Normalmente, eles envolvem a verificação da qualidade da visão do paciente, assim como da parte interna do olho e suas estruturas.
GLAUCOMA
O exame consiste em testar várias áreas da retina com pequenos estímulos luminosos e o paciente deverá assinalar sempre que perceber a luzinha: portanto trata-se de um teste que necessita da atenção do paciente. São testados cerca de 350 pontos e com isso faz-se um mapeamento do campo de visão do paciente.
OTORRINO – CONSULTAS
Em resumo, o médico otorrinolaringologista atua na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças relacionadas aos ouvidos, nariz, garganta, laringe e pescoço. Deve ser procurado sempre que alterações ou incômodos notáveis são observados nessas regiões.
TESTE VESTIBULAR
É um exame que tem como finalidade avaliar o sistema vestibular, também conhecido como labirinto. Trata-se de um sistema sensorial formado por um conjunto de órgãos localizados no ouvido interno, para ajudar na estabilidade do equilíbrio corporal. É indicado para pessoas com tontura, vertigem, náusea, zumbido, perda auditiva, enxaqueca, etc.