O impacto das Startups - Hagile Agência Digital

CHEGOU A SUA HORA
DE VENDER MAIS NA INTERNET
E NÓS VAMOS TE AJUDAR

imagem
06/05/21

O impacto das Startups


Entenda o que é uma startup e como pode ser aplicada ao empreendedorismo

 

O termo “startup” ainda é recente, por isso, poucas pessoas sabem como defini-lo mas ainda fica aquela dúvida no ar. Alguns definem que startup seja uma empresa em estágio inicial, outros definem que é uma empresa de baixo custo com grande capacidade de desenvolvimento e algumas pessoas dizem que as startups são apenas negócios online.

 

Na verdade, muitas empresas startup estão no processo inicial, com propostas inovadoras e enorme potencial de crescimento. Além disso, costumam operar com tecnologia e mídia digital. No entanto, não é só isso que os define.

 

Mas, afinal, o que é isso? Entre inúmeras definições, uma delas é a mais recente e adequada: startup é uma empresa com um modelo de negócios repetível e escalável. Muitos pensam que uma startup se trata e/ou se aplica apenas no meio digital, mas não é bem assim, esse modelo é bem abrangente. A startup pode sim ser um negócio online, já que, os custos com divulgação e outros aspectos são mais em conta para o financeiro. Mas também, pode ser aplicada a outros meios de comunicação, empreendimentos, etc. 

 

Mas para saber mais afundo sobre isso, é necessário entender algumas de suas características: 

 

  • Caminho de inovação: 

Assim como qualquer modelo de negócios, trazer inovação é essencial e praticamente obrigatório. O conceito de inovação é dado pela capacidade de criar soluções criativas para solução de problemas ou criar novas oportunidades, produtos, etc. 

 

  • Escalabilidade

Startup é um modelo escalável, no qual, sua empresa consegue aumentar o gráfico horizontal sem ter um custo ou declínio. Nesse aspecto, é necessário ser eficiente, trabalhar mais com menos recursos para trazer um bom produto, aumentar o faturamento e diminuir as despesas.

 

  • Repetição

 

Para entender o que são startups, você deve entender que elas devem ser repetidas. Em outras palavras, sua empresa deve ser capaz de entregar o mesmo produto ou serviço em grande demanda. Por exemplo, uma livraria, que é capaz de entregar a mesma cópia de um livro para inúmeros leitores. 

 

Modelos de Startup: 

 

 As startups podem ser divididas em várias partes. Relacionado aos negócios, destacam-se:

 

B2B (Business to Business): traduzindo, negócios para negócios, esse tipo de startup atende outras empresas invés de atender diretamente o consumidor. Como, uma empresa terceirizada.

B2C (Business to Consumer): traduzindo, negócios para consumidores, essa startup oferece um serviço direto ao consumidor final. Como, a Uber. 

B2B2C (Business to Business to Consumer): traduzindo, negócios para negócios para consumidores, é utilizada quando uma empresa faz negócios com outra visando uma venda para o cliente final. No caso, lojas de varejo, como Casas Bahia que vende produtos de outras marcas e empresas. 

Além desses, existem diversos modelos de startup para seus negócios e diversas áreas como educação, saúde,  tecnologia e etc.

 

Veja algumas startups bem sucedidas

Algumas das maiores empresas do mundo iniciaram como startups, com pouco recurso e bastante risco. Hoje, algumas são consideradas os famosos unicórnios. Uma startup unicórnio é aquela que tem o faturamento acumulado em mais de 1 bilhão de dólares. Nada mal, né?!

 

    1. Nubank

Quem aqui nunca ouviu falar do Nubank ou não é cliente da empresa? 

Nubank é uma empresa startup brasileira que estreou no segmento de serviços financeiros, atuando como operadora de cartões de crédito e fintech com operações no Brasil. Empresa fundada em 2013 que tem sua sede em São Paulo. Hoje em dia, é uma das startups mais sucedidas do Brasil.

 

    2. Google

O Google, uma das maiores empresas do mundo começou sendo uma empresa startup.Entre altos e baixos conseguiu superar sua concorrente Yahoo e acabou se tornando o maior site de buscas do mundo, hoje em dia a Google oferece apoio aos empresários nesse meio com o Google For Startups. 

 

    3. Uber

Aqui no Brasil é difícil achar alguém que nunca utilizou os serviços da Uber, uma empresa grandiosa e altamente conhecida é um modelo de Startup se agrupando ao modelo B2C. A Uber trouxe uma revolução com seu serviço inovador de transporte particular. É um modelo de marketplace que funciona de forma bastante lucrativa e de baixo custo para aqueles que o utilizam e que os operam.

 

Entenda mais sobre Startup com o título: ‘’O verdadeiro impacto das aceleradoras nas startups’’, de Bruno Campos de Azevedo, Doutor em Ciências da Computação pela UFPE ( Universidade Federal de Pernambuco ) ( 2019 ); Mestre em Administração e Gestão de Empresas pela UPE ( Universidade de Pernambuco ) ( 2009 ) e Graduado em Ciências da Computação pela UNICAP ( Universidade Católica de Pernambuco ) ( 2007 ), CEO da Hagile Digital . O livro fala sobre as características e análises que influenciam na aceleração e desempenho da sua empresa fazendo um comparativo daquelas que não passam, tudo isso através das startups. Dessa forma, você terá uma visão mais ampla para esse tipo de negócio. 

Você deve querer ver também...

Desenvolvido por nós
Botão do WhatsApp