META E BUZZFEED TÊM ACORDO DE CERCA DE US$ 10 MILHÕES PARA GERAR CONTEÚDO DE CRIADORES
Recentemente, o The Wall Street Journal anunciou uma parceria entre a Meta — mãe do Facebook e Instagram — e o BuzzFeed — empresa de mídia digital americana que publica notícias, listas, quizzes, vídeos e outros tipos de conteúdo criativo —, que vale cerca de 10 milhões de dólares.
A ideia da parceria é trazer mais criadores para as plataformas da gigante da mídia social.
A parceria ocorre quando as duas empresas estão adotando a economia do criador, na qual os indivíduos constroem grandes audiências de mídia social postando vídeos e outros conteúdos e, muitas vezes, ganham dinheiro com publicidade ou patrocínios de marcas.
O BuzzFeed, como parte do acordo, aceitou ajudar a gerar conteúdo para os criadores de conteúdo das plataformas da Meta e treiná-los para aumentar sua presença online.
Dessa forma, a empresa ajuda os criadores a entender o que faz o conteúdo repercutir amplamente.
O contexto da parceria
A parceria marca a mais recente reiteração de um relacionamento de anos entre as empresas.
O BuzzFeed construiu seus negócios em grande parte com conteúdo que se tornou viral no Facebook, e o gigante da mídia social procurou regularmente o editor em busca de ajuda para explorar as tendências da cultura da Internet.
Influência do TikTok
Nos últimos anos, muitos criadores migraram para o TikTok. De acordo com a empresa de pesquisa eMarketer, a base global de usuários do TikTok cresceu 18% no ano passado, enquanto o Facebook quase estagnou e o Instagram cresceu 2,75%.
No ano passado, a empresa anunciou que pararia de pagar aos editores de notícias para apresentar seu conteúdo em sua guia Notícias e realocaria recursos para o crescimento de um negócio de criadores. A empresa lançou o Instagram Reels em 2020, em um esforço para competir com o TikTok.
Em consonância, o BuzzFeed, no início do ano passado, anunciou cortes em sua divisão de notícias enquanto buscava tornar o negócio lucrativo. Ao mesmo tempo, a empresa de mídia digital anunciou que duplicaria sua rede de criadores.
Como a Meta mudou periodicamente seu foco ao longo dos anos – dando prioridade a certos tipos de conteúdo nos feeds dos usuários – o BuzzFeed, como muitos editores, ajustou sua estratégia para garantir que continue atingindo um grande público.
Novos tempos, novos contratos
Em 2016, a Meta concordou em pagar US$ 50 milhões a vários editores, incluindo o BuzzFeed, para criar conteúdo de vídeo ao vivo para a plataforma. A gigante da mídia social acabou descontinuando o programa quando sua abordagem de vídeo mudou.
Agora, há essa reiteração da parceria para a nova abordagem de criação de ambas as empresas, e o resultado disso veremos ao longo do tempo.
Fonte: pixeld.news