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25/03/24

MARKETING DE RELACIONAMENTO


O marketing de relacionamento é um conjunto de estratégias e ações que objetivam a fidelização de clientes e o fortalecimento da marca.
As estratégias do marketing de relacionamento visam conquistar não apenas clientes, mas também reais fãs da marca.
As pessoas que são clientes/fãs não serão somente as que compram todos os meses sem faltar, mas também as que vão testemunhar sobre a sua marca de forma totalmente voluntária e orgânica, fazendo com que a médio e a longo prazo, a sua autoridade no mercado cresça mais e mais.
Essa forma de aproximação entre cliente e marca consegue trazer benefícios para os dois lados. Isso acontece porque a base de todo relacionamento é a comunicação.

Dicas para um marketing de relacionamento de sucesso:

  1. Use e abuse do marketing tradicional:
    E-mail de felicitações (aniversário, datas comemorativas etc.);
    Cupom de desconto para retornar às compras;
    Ofertar conteúdos enriquecedores nas redes sociais, que estejam de acordo com os interesses do seu público-alvo;
    Pesquisa de satisfação e pós-vendas; e
    apresentar lançamentos e novidades, são infinitas as possibilidades;
  2.  Programas de fidelidade:
    Não ignore ideias de programas de fidelidade que podem estreitar as suas relações com clientes. Os estímulos   positivos são sempre bons aliados;
  3. Faça análises de resultados periodicamente:
    Para o último passo, saiba que nenhuma dessas ações serão refletidas se você não conseguir analisar detalhadamente os resultados de cada uma delas. Não observe apenas o volume de vendas no mês, mas também as métricas de vaidade:
  • Seguidores em redes sociais:
    Sim, é um dos parâmetros que podemos observar se foi modificado após a inserção das suas estratégias;
  • Menções nas redes sociais:
    Vale lembrar de sempre ter a balança de menções detratoras e promotoras;
  • Vendas a partir de indicações:
    Já pensou em metrificar as vendas que chegaram a partir de indicações de clientes? Esse é um ótimo indicador de satisfação com o seu produto.

Vale a pena investir em Marketing de Relacionamento?

Chegando até aqui, tenho certeza que você já pode responder SIM a essa pergunta. O Marketing de Relacionamento se mostra um conjunto de estratégias cada vez mais obrigatórias para todas as empresas que visam o crescimento no mercado. Criar um relacionamento estreito com seus clientes só traz benefícios

A Hagile está aqui para te ajudar a inserir os melhores tipos de marketing no seu negócio.

Referência: https://www.alura.com.br/artigos/marketing-relacionamento

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