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28/06/24

BOCA ROSA, UM REBRANDING QUE TROUXE CRÍTICAS E BENEFÍCIOS


BOCA ROSA BEAUTY: O QUE ESTE LANÇAMENTO TE ENSINA SOBRE POSICIONAMENTO DE MARCA?

Chegar ao topo do sucesso exige muito trabalho e, claro, as estratégias de marketing certas! Bianca Andrade, é uma das influenciadoras mais famosas do Brasil e com tanto sucesso, ela aproveitou as oportunidades e se tornou, também, empresária, criando a marca Boca Rosa Beauty, além da empresa Boca Rosa Company.

Com isso, trouxemos hoje as 3 principais jogadas de marketing que fizeram com que a Bianca se tornasse uma das mulheres mais bem-sucedidas do país.

3 estratégias de marketing da Boca Rosa:

Rebranding:

Sua imagem pessoal e a da sua marca, Boca Rosa Beauty, passaram por um rebranding nos últimos anos. Quem acompanha a trajetória da Bianca sabe que existiram muitas polêmicas pelo caminho, como, por exemplo, desavenças com colegas de trabalho e a pouca qualidade dos primeiros produtos lançados.
Por isso foi necessário trabalhar uma mudança na percepção do público em relação a essas e outras questões. A forma como a Boca Rosa começou a se posicionar nas redes sociais mudou. Mais madura, com conteúdos que mostram o seu business, uma mudança de estilo e parcerias que elevam seu nome: essas foram as estratégias de Bianca para o seu rebranding pessoal, o que a tornou uma referência na área do empreendedorismo.
Já a sua marca, atualmente, possui produtos testados e aprovados por consumidores e especialistas da beleza, identidade visual marcada e direcionada para a persona certa, junto a lançamentos inovadores no setor.

Planejamento de conteúdo:

Em 2022, a Bianca se viu em meio a uma polêmica relacionada aos seus conteúdos nas redes sociais. O choque, para muitos, foi ver que a empresária não pensava em suas publicações de maneira tão “orgânica”. O ocorrido rendeu memes e foi trend topics no Twitter.
Logo, a influenciadora apareceu para falar sobre o fato e explicou, aos seguidores, que ela é uma empresa e precisa, sim, de planejamento de conteúdo. Porém, a mesma ressaltou que não é porque se planeja que as publicações são “montadas” – prova disso é só acompanhá-la em seus canais de comunicação.
E, por falar nisso, o mix de conteúdo de suas redes é um case de sucesso! Em seu Instagram, Twitter e TikTok há como acompanhar sua vida pessoal e profissional, evitando com que toda a comunicação fique fria, sem a proximidade que a internet pede. Afinal, foi ali que ela nasceu e se tornou quem é hoje!

Relançamento da nova marca Boca Rosa:

Boca Rosa, anunciou uma nova fase para sua marca de maquiagem, causando um grande impacto nas redes sociais. A mudança para uma embalagem mais clean em tons de cinza gerou um intenso debate entre seus seguidores, que expressaram críticas misturadas com elogios à nova estética minimalista. Apesar das controvérsias iniciais, Bianca não apenas defendeu a mudança, mas também a utilizou como um trampolim para destacar o início de uma série de inovações planejadas para a marca.
Este relançamento não se limita apenas à aparência visual; é uma estratégia de branding cuidadosamente planejada. A marca agora se chama simplesmente “Boca Rosa”, com a abreviação BR, um claro aceno à brasilidade que permeia sua identidade. Bianca investiu 30 milhões de reais de recursos próprios nesse reposicionamento independente, após encerrar uma parceria anterior com a Payot, visando um retorno financeiro ambicioso de 120 milhões de reais até o final do ano.
Além da mudança no nome e na embalagem, a marca também se reposiciona no mercado como uma solução prática para a mulher moderna, oferecendo produtos acessíveis e de alta qualidade. Destaca-se a maior variedade de cores na linha de pele entre as marcas brasileiras, com uma base desenvolvida em colaboração com o maquiador Tassio Santos, especializado em pele negra.
A estratégia de marketing é tão inovadora quanto os produtos, utilizando a controvérsia em torno da embalagem cinza para aumentar a visibilidade da marca. Bianca transformou críticas iniciais em oportunidades, promovendo ainda mais sua nova linha, que inclui produtos como o multifuncional stick, disponível em nove cores apelidadas com nomes de cidades brasileiras.
Bianca Andrade não só demonstra sua habilidade em maquiagem, mas também sua mestria em marketing e Branding ao consolidar sua nova identidade de marca. Este é apenas o começo de uma jornada que promete revolucionar o mercado de beleza não apenas no Brasil, mas potencialmente além.
Isso que é estar à frente, não é mesmo? Tanto que poucos nomes no Brasil têm essa estratégia de marketing.

O que você pode tirar de lição sobre isso para a sua marca:

  • A sua imagem ou a sua empresa são uma marca, cuide como tal;
  • Defina o seu posicionamento de marca e não pare de divulgá-lo, até que a sua marca torne-se única;
  • Não mude de posicionamento o tempo todo, isso vai gerar ruído na imagem da sua marca e falta de identificação pelo seu público;
  • Torne a sua marca valiosa através do posicionamento estratégico, fazendo com que sempre que alguém pense na sua marca, lembre de uma característica única dela;
  • Quanto vale uma marca única no mercado? A Boca Rosa vale centenas de milhões e tudo começou com um apelido na escola e uma escolha em usar todo dia aquele batom rosa;
  • Proteja o seu maior patrimônio. A sua marca é o seu patrimônio de maior valor, se você não puder mais usá-la, você perde tudo o que construiu.

Enquanto a marca Boca Rosa existir, ninguém mais conseguirá usar como símbolo uma boca cor-de-rosa sem que isso seja associado por alguém à verdadeira proprietária dessa marca registrada.
O que você acha disso? Conta pra gente, nas nossas redes sociais, se há outra tática que a Boca Rosa já adotou e que chamou a sua atenção!

Fonte: https://www.bertholdo.com.br/blog/boca-rosa-estrategias-de-marketing//

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