Automação de redes sociais: Bom ou ruim? - Hagile Agência Digital

29/06/21

Automação de redes sociais: Bom ou ruim?


Já ouviu falar em automação de redes sociais?

Muitas pessoas e empresas usam a automação para facilitar suas postagens, mas esse hábito é bom ou ruim para sua conta? Veja nesta matéria as vantagens e desvantagens de automatizar sua conta. 

 

O que é automação de redes sociais?

 

São softwares para programar todas as postagens, respostas prontas, cronogramas de tudo o que será divulgado naquela semana, mês, trimestre ou ano. Será definido de acordo com a sua estratégia. Assim, o profissional será mais ágil para realizar diversas tarefas sem se preocupar com cronograma.  

 

Mas, quais são as vantagens de automatizar? 

  • Programação antecipada; 
  • Chatbot; 
  • Relatório estatísticos das métricas; 
  • Economia de tempo; 
  • Planejamento e estratégias pré-definidas. 

 

Mas, se há vantagens também há desvantagens:  

  • Redução dos números de likes;
  • Risco de shadowban;
  • Posts menos humanizados;
  • Desumanização da marca. 
  • Variações das métricas. 

 

Ou seja, quando existe um uso desacelerado de softwares para facilitar sua página pode causar problemas que podem até ser a longo prazo, como o Shadowban.  Esses problemas farão com que perca leads, apreço e o mais importante para as redes sociais: interação. 

 

Por fim, alguns julgam bom e outros ruins, a automatização das redes sociais mas temos uma dica para uso: 

 

  • Atenda seus clientes manualmente, não coloque robôs para responder; 
  • Responda manualmente os comentários da sua publicação;
  • Interaja diretamente com seu público. 

 

Você deve querer ver também...

Desenvolvido por nós
Botão do WhatsApp