A importância da linha editorial na estratégia
E aí, você já tem estabelecido a linha edital na criação dos seus conteúdos?
Essa é uma pergunta importante para quem deseja ganhar dinheiro com o marketing digital.
Afinal de contas, essa linha é o norte que vai determinar como você vai passar a mensagem que deseja para o seu público.
Além disso, ela precisa ser editada de acordo com cada canal de comunicação.
Então, se você ainda não criou essa tal linha ainda e têm dúvidas, dá uma olhada abaixo em algumas informações importantes.
Mas afinal, o que é linha editorial?
Antes de compreender a importância você precisa saber o conceito, não é mesmo?
Sendo assim, ela consiste basicamente em linha de pensamento que você deve seguir para a criação dos seus conteúdos.
Para se tornar mais fácil o entendimento é só perceber como diferentes jornais se comunicam de formas distintas.
Por exemplo, existem aqueles que apoiam o governo, outros por sua vez fazem o trabalho de atacar e ainda há aqueles que nem se manifestam.
No entanto, o que é todos eles têm em comum? Eles seguem uma linha e atraem o público com esse mesmo pensamento.
Assim, é possível afirmar que essa linha nada mais é que uma política de direcionamento na forma de se comunicar.
Desse modo, ela indica seus valores, influência as decisões da mensagem e aponta os paradigmas.
Por que a importante ter uma linha editorial?
Ora, é bem provável que você já tenha determinado um tipo de pessoa para consumir os seus conteúdos, não é mesmo?
Logo, qualquer coisa fora desse padrão acaba não sendo o foco da sua empresa, certo?
Então, ter essa linha editorial bem estabelecida é importante para você gerar mais conversões.
Isso porque, quem tenta agradar todo mundo acaba não agradando ninguém.
Por essa razão, a importância da linha editorial se reflete na comunicação aliada, coerente e que levanta as ideias que você deseja transmitir para o público.
Como consequência, você fica mais organizado, focando nas suas metas e sem precisar se preocupar o tempo todo em estar ou não seguindo o caminho certo.
Afinal, estabelecer uma comunicação torna a sua estratégia mais eficiente, assim seus conteúdos deixam de ser genéricos e passam a converter mais.
Como implementar?
Agora que você entende a importância da linha editorial na estratégia é o momento de saber como implementá-la.
Em virtude disso, abaixo você encontra algumas dicas simples que vão tornar o processo mais prático.
Estude as palavras chaves
O estudo das palavras chaves é a primeira etapa, já que existem certos termos ligados ao seu negócio que sempre devem aparecer nos seus conteúdos.
Então, para saber quais são eles, basta que você faça a pesquisa do seu nicho no Google Trends.
Esse estudo vai lhe permitir criar conteúdos que conversem com seu público, o que faz com que a sua marca se torne relevante.
Estabeleça os temas
Feito a pesquisa das palavras chaves é o momento de estabelecer os temas que você deve abordar.
É interessante que eles estejam atrelados a busca do seu público, assim ele se torna algo de qualidade e relevante.
Liste os canais de comunicação
Em seguida é o momento de listar os canais de comunicação que você vai trabalhar frequentemente.
Nesse sentido, é interessante estar presente naqueles meios digitais mais usados pelo seu público, que pode ser:
- Site;
- Blog;
- Instagram;
- Facebook;
- Twitter;
- E-mail marketing.
Escolha uma linguagem
Dar a personalidade a linguagem do seu conteúdo é uma parte importante da linha editorial que deve ser determinada desde o início.
No entanto, é importante salientar que cada canal é diferente, por isso é necessário tomar cuidado.
Assim, se você for trabalhar como o Blog e Instagram, por exemplo, escolha uma linguagem para cada uma dessas mídias.
Dependendo do seu nicho a comunicação pode ser mais pessoal, em outros pode ser algo mais formal.
Gerencie as publicações
Depois que você começou a produzir os seus conteúdos seguindo a linha estabelecida é o momento de gerenciar as publicações.
Em outras palavras isso significa que você deve estabelecer datas, horários e frequência de postagem.
Essa etapa é importante porque cada nicho tem um pico de procura, então você precisa buscar pelo seu.
Conclusão
Como visto, a linha editorial é importante para alinhar o seu discurso para o consumidor certo.
Isso acaba lhe garantindo mais visitante qualificadas, além de lhe ajudar no ranqueamento e otimização das suas publicações.