3 tendências no marketing digital
1 – Interação via bots
Os bots passaram a integrar redes sociais, como o Facebook, e plataformas de empresas. O principal benefício é a automatização de um relacionamento mais personalizado com seu consumidor.
Entre suas funções, os “robôs” podem realizar orçamentos, vendas e tirar dúvidas do consumidor. Mas como tudo, o uso deve ser monitorado, temos uma matéria aqui no nosso blog sobre automação.
2 – Assistentes por voz
Em 2020, após o início da pandemia, o uso de assistentes por voz cresceu 53%. Mais comum nos Estado Unidos, os assistentes estão chegando para ficar. Conectados em diversos dispositivos, esses aparelhos trazem praticidade para tarefas da rotina.
Os assistentes por voz possuem uma vasta abertura para atuação do marketing digital, podem ser produzidos conteúdos em áudio, por exemplo.
Há muito espaço para inovação, desenvolver produtos que se conectem ao assistente por voz, também é uma boa opção. Existem diversas IA que são assistente de voz e controle, como Alexa, Siri e Cortana.
3 – WhatsApp Marketing
Provavelmente você já sabe que o WhatsApp tem bilhões de usuários ativos ao redor do mundo, mas além da troca de mensagens em tempo real, o aplicativo é uma ótima ferramenta de marketing digital para seu negócio.
Auxiliar na divulgação da sua marca e facilitar o relacionamento com o cliente são as principais vantagens desse app tão popular.
Ganhando cada vez mais espaço entre as empresas, o WhatsApp Business, criado em 2018, permite que seja criado um perfil comercial com informações de endereço, horário de atendimento, site e atividades da empresa.
Hoje, também é possível automatizar respostas, possibilitando atender seu cliente de forma rápida e prática.
Porém, a maior novidade atual são os pagamentos. O WhatsApp Pagamentos é uma nova maneira de transferir dinheiro, que estará disponível para todos os usuários do WhatsApp. Na prática, é mais um recurso para as pessoas fazerem transações (transferências ou pagamentos) quando necessário.